Minha Filosofia
Ao longo dos anos, desenvolvi meu histórico profissional como um tripé: pesquisa, trabalho clínico e divulgação científica. Suponho que parte desse interesse tenha relação com minha família extensa. Meus avós eram imigrantes (Lituânia, Polônia e Áustria). Meu avô materno era professor e pesquisador de química em Viena e veio para o Brasil, pouco antes da Segunda Guerra Mundial. Minha avó materna, única dos quatro avós nascida no Brasil, foi professora primária por 25 anos. Meus avós paternos, ainda jovens, imigraram para o interior do Rio Grande do Sul, indo trabalhar em colônias agrícolas. Carregavam na bagagem, a cultura judaica cultivada nas aldeias da Lituânia. Casados, mudaram-se para Sorocaba, onde tiveram, por anos, um pequeno negócio.
Nos dois lados da família, o amor pelo conhecimento e pelo estudo era patente. Isso permaneceu e se desenvolveu com meus pais. Minha mãe é jornalista de formação e autora de mais de 50 livros infantis e juvenis. Meu pai é professor titular aposentado de História pela Unicamp, escritor e editor. Assim, leitura, aprendizado, curiosidade, conhecimento sempre foram uma parte central da minha formação.
Acredito que a rotatividade do tripé profissional acima mencionado, resultou que uma atividade fosse beneficiando e enriquecendo as outras. Participar, ler e escrever sobre pesquisas científicas em saúde mental, por exemplo, me mantém informada sobre as inovações mais relevantes para a atividade clínica.
Sou psicóloga formada pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), onde também completei meu mestrado. Obtive o título de doutora em Psicologia Médica e Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Recebi bolsa da Fulbright (https://fulbrightscholars.org/grantee/ilana-pinsky) para passar um ano no Center on Alcohol Studies durante o doutorado. Após receber o título de doutora, fiquei mais três anos nos EUA, completando um pós-doutorado no departamento de Psiquiatria da Robert Wood Johnson Medical School e depois, como diretora de projeto de prevenção em álcool e outras drogas no mesmo departamento. Moro desde 2015 em Nova York, onde atuei em várias instituições. Atualmente sou pesquisadora colaboradora do CETAB-FIOCRUZ, e atendo em consultório virtual brasileiros que moram no Brasil e em vários outros países do mundo.
Sou psicóloga formada pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), onde também completei meu mestrado. Obtive o título de doutora em Psicologia Médica e Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Recebi bolsa da Fulbright ( https://fulbrightscholars.org /grantee/ilana-pinsky ) para passar um ano no Center on Alcohol Studies durante o doutorado. Após receber o título de doutora, fiquei mais três anos nos EUA, completando um pós – doutorado no departamento de Psiquiatria da Robert Wood Johnson Medical School e depois, como diretora de projeto de prevenção em álcool e outras drogas no mesmo departamento. Moro desde 2015 em Nova York, onde atuei em várias instituições. Atualmente sou pesquisadora colaboradora do CETAB- FIOCRUZ, e atendo em consultório virtual brasileiros que moram no Brasil e em vários outros países do mundo.
Formação e trajetória profissional
Fui professora afiliada e professora – orientadora de pós-graduação do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da UNIFESP por vários anos. Paralelamente, fiz parte da equipe da Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas (UNIAD), onde fundei e coordenei por anos o ambulatório de adolescentes. Em Nova York trabalhei no Center on Addiction and Substance Abuse (CASA), e fui professora associada na Columbia University, onde coordenei um programa de saúde mental em Moçambique. Também colaborei com o City University of New York (CUNY) Urban Food Policy Institute e com o Center of Alcohol and Substance Use Studies, Rutgers University.Mais recentemente, fui consultora da Organização Mundial de Saúde (OMS) – Less Alcohol Unit e da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) – Departamento de Saúde Mental e Uso de Substâncias.
Sou co-autora de mais de 80 artigos científicos, e de vários livros. Procuro colaborar e publicar na imprensa brasileira sobre temas relevantes de saúde mental.
Formação clínica
Trabalho em consultório particular desde 1993. Comecei a carreira no Departamento de Psicobiologia da UNIFESP, atendendo com intervenção breve, de base cognitiva, pacientes dependentes de álcool. Durante meu ano de treinamento de pós-doutorado, tive a oportunidade de ser treinada em sexualidade na clínica da dra. Sandra Leiblum, na Robert Wood Johnson Medical School e em atendimento em dependências químicas pelo dr. Douglas Ziedonis. Minhas formações clínicas incluem uma grande experiência com Terapia Cognitiva – Comportamental, Entrevista Motivacional, e Terapia Interpessoal – todas consideradas terapias baseadas em evidências científicas. Também completei o curso de terapia familiar e de casal pelo Instituto Familiae, onde fiz diversas outras formações no decorrer dos anos.